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CLINICA DE SOLIDARIEDADE SOCIAL DE KALAMATA

portugalNão tem segurança social?
A sua criança precisa de ser vacinada?
Tem problemas dentários?
Está doente e com vergonha de procurar ajuda?
Está excluído do sistema nacional de saúde?
Está com dificuldades e não consegue o necessário para cuidar da sua saúde?
Conhece alguém que precisa de assistência médica, não pode ir ao médico nem pagar pela sua medicação?

Em Kalamata pode encontrar a Clínica de Solidariedade Social, assim como os seus médicos voluntários da cidade, que pertencem à Rede de Clínicas de Solidariedade Social. Localiza-se no antigo hospital de Kalamata, na rua Athinon, no edifício da Escola de Enfermagem. Todos os voluntários – médicos, dentistas, enfermeiros, assistentes sociais e secretários – estão dispostos a ajudá-lo com dedicação, de acordo com as capacidades da clínica.

É necessário dinheiro para ser examinado por um médico?
Os médicos da clínica examinam VOLUNTARIAMENTE e GRATUITAMENTE, sem qualquer discriminação ou exclusão, os pacientes a que dirigimos os nosso esforço, ou seja, aqueles que são permanente ou ocasionalmente residentes nesta região e que estão excluídos das estruturas públicas de saúde, como o Sistema Nacional de Saúde ou da Segurança Social.

Esta Clínica foi criada inteiramente pelo trabalho de voluntários, assim como por pequenos e grandes donativos, funcionando em pleno regime de voluntariado. Todos os serviços são gratuitos (exames médicos, medicamentos e terapias), dependendo dos recursos existentes.

A filosofia da Clínica é “ninguém sem cuidados médicos”. Foca-se em problemas urgentes, através de uma triagem médica que depois ordena os tratamentos, de acordo com a sua prioridade.

Os pacientes devem apresentar no secretariado provas em como estão excluídos de qualquer serviço público de saúde. Toma-se esta precaução para que, sem pretender ofender ou humilhar alguém, se possa proteger aqueles que realmente precisam dos recursos que oferecemos.

A Clínica presta cuidados médicos primários, dentários, serviços sociais e tratamentos de apoio psicológico. Aos pacientes são dadas as receitas ou os medicamentos necessários, quando existentes na farmácia da Clínica.

Nos casos em que o apoio prestado pela Clínica é insuficiente, os pacientes são encaminhados para especialistas da cidade que cooperam connosco na Rede. Estes médicos fazem o diagnóstico e aconselham os tratamentos e exames adequados. No entanto, os pacientes continuam a ser acompanhados pela Clínica, que providencia a medicação, cobre todos os custos financeiros dos exames médicos ou ainda se responsabiliza por agendar futuros tratamentos, de acordo com os seus recursos. Nenhum dos médicos da Rede é pago pelos seus serviços, independentemente do número de consultas realizadas.

Nos casos em que o paciente precisa de exames especializados, tratamentos cirúrgicos  ou tratamentos mais complicados, os voluntários da Clínica entram em contacto com outros serviços públicos e privados de saúde, visando resolver o problema da melhor forma e sem custos para o paciente.

E se alguém precisar de medicamentos?
A Clínica de Solidariedade Social de Kalamata tem a sua própria farmácia, sob a responsabilidade e supervisão dos farmacêuticos voluntários, abastecida por medicamentos doados por cidadãos e instituições.

No caso de um paciente examinado na Clínica precisar de medicamentos disponíveis na farmácia, estes são dados GRATUITAMENTE e de imediato. Se não estiverem disponíveis, a Clínica procura-os junto de outras instituições de Solidariedade Social (Cruz Vermelha, Farmácia Social de Kalamata ou outras Clínicas Sociais gregas).

O que é que a Clínica espera daqueles que procuram os seus serviços?
– Os pacientes devem estar realmente necessitados e incapazes de encontrar outras respostas;
– Devem sempre lembrar-se de que se consumirmos recursos que poderiam ter sido preservados, estaremos a privar outros com maiores necessidades;
– Devem usufruir o melhor possível dos serviços da Clínica, respeitando as consultas médicas, tomando a sua medicação e comparecendo às consultas de rotina;
– Devem divulgar a Clínica junto dos seus amigos e familiares;
– Se possível, devem de alguma forma contribuir para o nosso objectivo comum. Solidariedade significa “receber” e “dar”: mesmo que seja apenas limpar, fazer pequenas reparações ou qualquer outra tarefa na Clínica.
– A medicação receitada é estritamente pessoal e específica para cada caso. Os pacientes não deverão passá-la a outros indivíduos sem diagnóstico médico.

Quantos departamentos funcionam na Clínica?
A Clínica presta cuidados médicos primários. Desde Dezembro de 2012 que, no edifício da Clínica, funcionam os seguintes departamentos: Medicina Interna, Pediatria, Medicina Dentária e Radiologia (ultrasons). O horário da Clínica pode ser encontrado abaixo, embora alterações sejam possíveis, caso solicitado pelo paciente, de acordo com a disponibilidade dos médicos.

HORÁRIO DA SECRETARIA
Segunda a Sexta-feira: 9.00 -13.00

Morada: Rua Agiou Dimitriou, Edifício da escola de enfermagem (por trás do antigo hospital), Kalamata
TELEFONE: (+30) 27210 89840
e-mail: dikalkalamata@gmail.com

Para donativos, o número de conta bancária da Clínica é
ALPHA BANK
505 00 2002 000416 EUR
IBAN:GR93 0140 5050 5050 0200 2000 416
BIC CRBAGRAA

HORÁRIO DA CLINICA
Medicina Interna
Segunda, Quarta e Sexta-feira: 9.30-13.00
Segunda-feira: 14.30 – 16.30
Quarta-feira: 17.00 – 21.00

Pediatria
Quarta-feira: 17.00-19.00
Sexta-feira: 8.30 – 10.30

Ultra-Sons: Após marcação de consulta

Dentista
Segunda-feira: 17.00 -19.00 (crianças apenas)
Terça-feira: 18.00-20.30
Quarta-feira: 17.00 – 21.00

Outras especialidades
Se quiser ser examinado por um médico de outra especialidade, deve primeiro marcar uma consulta com um médico da Clinica, para uma primeira avaliação.